top of page
Buscar

Verdade ou Mentira?

  • Foto do escritor: Luis Manuel Silva
    Luis Manuel Silva
  • 9 de dez.
  • 4 min de leitura

A máquina de propaganda de Goebbels tornou-se obsoleta. Na era da Inteligência Artificial e das redes sociais, as fronteiras entre a verdade e a mentira esbatem-se. Analiso como a psicologia de massas é aplicada hoje aos conflitos de Gaza e Ucrânia e à política de líderes como Putin e Netanyahu.



O Digital, uma nova era de manipulação de massas.
O Digital, uma nova era de manipulação de massas.


Verdade ou Mentira?


A premissa de Joseph Goebbels — que uma mentira repetida se converte em verdade — é hoje mais fácil de executar do que nunca. Vivemos uma nova era de manipulação de massas, onde as redes sociais e a inteligência artificial tornam a loucura induzida num processo rápido e silencioso. Este artigo confronta a narrativa oficial das "guerras que acabaram" com a realidade da política externa e questiona o papel da comunicação social e das potências globais (EUA, Europa, Putin, Netanyahu) na criação de uma realidade artificial. Uma reflexão essencial sobre o que nos é vendido como a realidade.



A Subtileza da Indução Ideológica


As ditaduras, na conquista de poder e no início do seu exercício, são subtis na forma como induzem os cidadãos a aderirem aos seus inconfessados projetos. Verdade ou mentira, conta-se que foi o nazista Joseph Goebbels quem injetou nos alemães, e noutros, a mentira como se fosse uma verdade.



O Processo de Goebbels (Sem Redes Sociais)


No tempo de Goebbels, não havia televisão, redes sociais nem inteligência artificial. Os nazistas — o nazismo era um partido nacional-socialista. Na sua génese, predominava o populismo de direita racista, com laivos de esquerda anticapitalista — precisavam de induzir na população um determinado caminho ideológico. Para isso, era preciso conhecer as necessidades mais básicas da população. A seguir, disseminava-se paulatinamente a informação pelos jornais, rádio e cinema. O boca a boca de centenas e milhares de pessoas funcionava bem. Estavam reunidas as condições para criar grandes espetáculos de massa, misturados com mensagens ideológicas bem colocadas: fazer da mentira verdade e vice-versa. Os restantes aderiam por propagação e contágio — como o vírus da gripe.

Goebbels tinha razão: uma mentira repetida muitas vezes converte-se numa verdade.



A Loucura é Mais Fácil Hoje


Se tal foi possível, com muito trabalho e psicologia de massas, conduzir os alemães à loucura, muito mais fácil será fazer o mesmo nos tempos de hoje. Sem grandes espetáculos, bastante menos trabalho e uma pequena máquina de propaganda, pode-se recorrer às redes sociais e à inteligência artificial para fazer o mesmo.

Se uma pequena máquina difundir artigos bem escritos por articulistas supostamente insuspeitos, e se os artigos forem complementados por imagens ou vídeos manipulados, torna-se possível entrar, definitivamente, no reino da mentira como verdade e da verdade como mentira.



As Guerras que Acabaram (e Continuam)


O presidente americano anda numa peregrinação de paz. Ainda bem! Não tem um ano de governação, e já acabou com oito guerras. As televisões, se não foram manipuladas, mostram os lábios a pronunciarem uma grande verdade: já acabei com oito guerras.

Poderá ter acabado com oito guerras. No entanto, e a acreditar na comunicação social, o mundo está mergulhado em guerras, a começar pelo flop de Gaza, uma guerra que, supostamente, acabou. Numa análise a frio, constata-se que a guerra de Gaza tinha de acabar por já não haver nada para destruir. No entanto, homens, mulheres e crianças continuam a ser mortos pela guerra que acabou.

E o mesmo se aplica à Ucrânia. Aqui passa-se o contrário: a guerra tem de continuar porque ainda há muito para destruir. Quando a Ucrânia estiver destruída, haverá mais uma oportunidade para acabar com a guerra. Nessa altura, poderão continuar a ser mortos pacificamente.



As Contradições da Paz


Se as guerras acabaram, por que razão se fala no fabrico de armamento, na atualização dos silos nucleares, no desenvolvimento de armamento mais inteligente?

O discurso em prol da paz está em contradição com os atos bélicos. Por que razão os EUA se estão a deslocar para o Mar das Caraíbas, na Venezuela? Anexar o Canadá e a Gronelândia, provocar a América do Sul e enviar armamento militar para a Venezuela, poderá fazer parte de uma estratégia subliminar de algo que ainda não foi revelado.



Onde se Esconde a Verdade?


Verdade ou Mentira? Quando os jornalistas não contam a verdade, a Europa faz mal à América, Putin não passa de um bom rapaz, Netanyahu precisa de ser bem tratado, a Europa está num processo de desagregação, isso quer dizer alguma coisa. Xi Jinping faz jus às raízes: silenciosamente devagar, vai andando e colhendo para chegar longe. Será que a América se desagregou por ser um país que recebeu línguas e etnias em abundância, desde que chegaram os europeus? Ou foi devido à miscelânea de povos, desfavorecidos, escravos e presos que ali aportaram que se desenvolveu, enriqueceu e se transformou no colosso de hoje?

A América, se quer recuperar a pureza do sangue, tem de devolver a terra aos indígenas e esperar que estes consintam na sua permanência.



Conclusão


Verdade ou mentira, o que é preciso é estar atentos para saber filtrar a verdade e a mentira.




Os meus Livros
Os meus Livros
 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Rodapé

bottom of page